domingo, 14 de fevereiro de 2010

140110 - EMANCIPAÇÃO DE JAMACARU - MISSÃO VELHA



Uma comitiva de Missão Velha esteve nessa quinta-feria (11), em Fortaleza, na Assembléia Legislativa do Ceará (AL), para participar de uma audiência com o presidente da AL, Domingos Filho, e tratar sobre a emancipação do distrito de Jamacaru. Além de representantes do distrito como o ex-vice-prefeito de Missão Velha, Sebastião Dantas Fechine e o Secretário de Educação Isaque Evangelista, esteve presente o prefeito Washington Fechine e o também prefeito de Mauriti, Júnior de Isaac, com uma comitiva do distrito de Palestina que também luta pela emancipação.

Os prefeitos Júnior de Isaac e Washington Franchine apresentaram nesse encontro os pedidos de emancipação dos distritos de Palestina (Mauriti) e Jamacaru (Missão Velha), ao presidente do Legislativo Estadual, deputado Domingos Filho (PMDB). Também participaram da audiência os deputados Welington Landim (PSB). Vasques Landim (PR) e Nelson Martins (PT).

Domingos Filho disse que o Ceará possui apenas 184 municípios, enquanto Minas Gerais tem 853, São Paulo possui 493, sendo que o menor deles, Borá, tem apenas 804 habitantes. O prefeito, Washington Fechine, garantiu que Jamacarú tem todos os pré-requisitos e que a emancipação só trará benefícios para a população, não havendo perda para Missão Velha, além de resgatar a cidadania e a qualidade de vida das pessoas com mais saúde, educação e progresso.

A aprovação da lei complementar que define os critérios para emancipação de novos municípios tem agitado distritos de todas as regiões e mobilizado muitas lideranças. Os principais critérios para emancipação é número de habitantes acima de 8 mil, eleitorado acima de 40% da população, ter centro urbano definido, com mais de 400 ´prédios, residenciais, comerciais e públicos, apresentar estimativa de receita e de gastos com administração e com serviços públicos, ter rede de energia, água e telefone.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Missão Velha


Nenhum comentário: